Julián Álvarez teve sua cobrança anulada após toque duplo na bola; Real Madrid avança para as quartas de final
Escorregão fez Julián Álvarez tocar duas vezes na bola em cobrança de pênalti — Foto: Getty Images
A cobrança de Julián Álvarez acabou sendo um dos momentos decisivos na disputa de pênaltis. O atacante argentino balançou as redes, mas o gol foi invalidado porque ele tocou na bola duas vezes antes dela entrar. Com Llorente desperdiçando sua tentativa, o Atlético de Madrid foi eliminado pelo Real Madrid, que garantiu vaga na próxima fase da Champions League.
O pênalti de Julián Álvarez foi a segunda cobrança do Atlético de Madrid. Antes dele, Sörloth converteu para o time da casa, enquanto o Real Madrid marcou com Mbappé e Bellingham.
No momento da batida, Álvarez escorregou, e a bola entrou no gol. No entanto, após revisão do VAR, a arbitragem constatou que houve um segundo toque na bola, o que levou à anulação do lance. O Atlético de Madrid decidiu questionar a UEFA sobre a decisão, e a entidade respondeu por meio de um comunicado oficial (confira ao final da matéria).
O clube argumenta que, segundo a Regra XIV do regulamento da Champions League, para que um pênalti seja anulado, deve haver uma movimentação clara da bola. Na visão do Atlético, sem imagens totalmente conclusivas, a cobrança não deveria ter sido invalidada.
Mesmo que involuntário, o toque duplo configura uma infração. Isso se aplica tanto durante o tempo regulamentar quanto em disputas de pênaltis. O mesmo princípio vale para situações em que a bola bate na trave e o próprio cobrador finaliza no rebote.
O lance gerou discussões sobre o uso de tecnologia para evitar esse tipo de polêmica. Uma das dúvidas levantadas foi a ausência da bola com chip capaz de detectar toques simultâneos. Esse recurso foi implementado na Copa do Mundo de 2022 e na Eurocopa de 2024, mas ainda não está disponível na Champions League.
A tecnologia conhecida como Connect Ball possui um sensor interno que capta até 500 dados por segundo, auxiliado por câmeras posicionadas estrategicamente nos estádios. No entanto, nem todas as arenas da Champions contam com a estrutura necessária para essa tecnologia.
Comunicado da UEFA na íntegra:
“O Atlético de Madrid consultou a UEFA sobre o incidente, que levou à anulação do pênalti cobrado por Julián Álvarez no final da partida de ontem da Liga dos Campeões da UEFA contra o Real Madrid. Embora mínimo, o jogador fez contato com a bola usando seu pé de apoio antes de chutá-la, como mostrado no videoclipe em anexo.
Sob a regra atual (Leis do Jogo, Lei 14.1), o VAR teve que chamar o árbitro sinalizando que o gol deveria ser anulado. A UEFA entrará em discussões com a FIFA e a IFAB para determinar se a regra deve ser revista em casos em que um toque duplo é claramente não intencional.”
Fonte: Jogo de Hoje 360